Detran/RN reforça educação de trânsito durante o Mossoró Cidade Junina.

 

O Mossoró Cidade Junina está contando com ações sistemáticas de educação de trânsito promovidas pelo Governo do Estado por meio do Detran. O trabalho tem o foco na divulgação da nova campanha educativa de tráfego denominada “Trânsito seguro está em nossas mãos”, promovida pelo Detran é apoiada por um estande do Departamento, armado em frente ao Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, local aonde acontece a festividade junina da Capital do Oeste.

As atividades educativas estão dando prioridade as blitzen móveis realizadas nos bares armados ao longo do festejo junino. Nesse sentido, os técnicos da Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran estão abordando gentilmente as pessoas, fazendo demonstrações e dando explicações utilizando o etilômetro (bafômetro), alertando sobre as punições para quem desrespeita a Lei Seca e reforçando a seriedade da regra de não dirigir estando sob efeito de bebida alcoólica. “O objetivo do Governo do Estado e da Direção do Detran é prevenir acidentes e preserva vidas no trânsito”, ressaltou a coordenadora da Coefi, Cinthia Ralyne.

 

Um dos pontos fortes das ações educativas realizadas no evento é a participação da trupe de teatro do Detran. Os artistas estão se apresentando em palcos armados em vários pontos da festa. As mensagens educativas em prol da construção de um trânsito seguro são passadas de maneira lúdica, por meio de paródias musicais onde as letras informam sobre normas e medidas de segurança no tráfego.

O trabalho também contempla as crianças com a realização de oficinas de pintura. Os temas tratados são relacionados a medidas preventivas de segurança no trânsito e agem no intuito de fomentar uma consciência de respeito às regras e as determinações expedidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As ilhas de pintura são compostas de mesas e cadeiras de uso infantil para acomodar as crianças que são acompanhadas e orientadas por monitores pedagógicos do Detran. As atividades infantis estão preparadas para acontecer dentro do estande do órgão de trânsito estadual.

No estande, o cidadão pode ainda encontrar folders educativos, adesivos e orientações sobre os serviços de vistoria de veículos, renovação e retirada da primeira habilitação, além de outras competências atribuídas ao Órgão. As ações educativas do Detran vão se estender durante toda a realização do Mossoró Cidade Junina.