A Prefeitura de Mossoró investiu, só em 2015, 32,73% do seu orçamento próprio na área da saúde pública municipal. Isso representa mais que o dobro do que a Constituição Federal determina, que é de 15%. Os números foram apresentados durante Audiência Pública, realizada na Câmara Municipal de Mossoró, nesta segunda-feira, 20.

Durante o encontro, a secretária da pasta, Leodise Cruz, expôs os investimentos em saúde, também referentes ao último quadrimestre de 2015. “Os municípios passam por dificuldades para manter os seus serviços de saúde, devido, entre outras coisas, à falta de repasses de Estado e União e à Tabela SUS, que está defasada. Mossoró consegue manter e ampliar os serviços, mesmo diante de um cenário desfavorável, nacionalmente”, destacou.

Ainda durante a audiência, a secretária citou a abertura de novos serviços, como é o caso do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), aberto em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e a ampliação dos Núcleos de Assistência à Saúde da Família (NASFs). “Já conseguimos ampliar o número das equipes de Estratégia de Saúde da Família e melhorar o fluxo dos pacientes psiquiátricos nas unidades”, destacou a gestora.

Estiveram presentes, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), do Conselho Municipal de Saúde, além de vereadores e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.