A Prefeitura Municipal de Mossoró, em parceria com o Ministério Público e o Projeto Redes/Fiocruz, promoveu na manhã desta segunda-feira, 20, o I Fórum do Sistema Municipal de Políticas sobre Drogas (SISMUD), instituído pela Lei Municipal nº 3.379, de 29 de abril de 2016. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, realizado das 9h às 12h, no Auditório do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Nessa primeira edição, o Fórum contou com quatro palestras, sendo: Diretrizes da Política Pública de Drogas, ministrada por Sandra Angélica, coordenadora do Caop Infância, Juventude e Família; Política e Plano Estadual sobre Drogas, ministrada por Martha Figueiró, Articuladora Estadual do Redes/Fiocruz; Apresentação da Lei nº 3.379, de 29 de abril de 2016 e da Lei com as Emendas do Sismud, com Magda Fabiana, Articuladora do Redes/Fiocruz e, por fim, uma discussão sobre o Papel da Rede Assistencial para Fortalecimento do Sismud, ministrada pelo promotor Olegário Gurgel.

Para o secretário Alvibá Gomes, o momento de discutir políticas para combater as drogas foi muito interessante e é uma ferramenta importante para reduzir a criminalidade. “Temos que focar no trabalho preventivo, no trabalho educacional, na conscientização das crianças e adolescentes. Combater o tráfico de drogas não é um dever só da polícia, mas de todos. O objetivo do Sismud é integrar o maior número de forças possíveis e proteger nossas crianças do mundo das drogas. O evento hoje foi um sucesso e vamos realizar esses momentos mais vezes e dividir nossas experiências. Com esse trabalho em conjunto, chegaremos mais longe”, complementa o secretário.