Fórum do Selo Unicef expõe ações voltadas a crianças e adolescentes.

Profissionais da administração municipal estiveram reunidos durante o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016. No primeiro momento, uma feira expôs aos participantes parte dos serviços que foram desenvolvidos pelo Município, a partir do plano de trabalho instituído por meio do 1º Fórum, em 2014.

Os serviços pretendem assegurar a preservação dos direitos das crianças e adolescentes. Secretarias que trabalham com essa diretriz, como a Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Juventude mobilizaram seus profissionais para apresentar as ações do Município que têm a proteção de direitos como finalidade.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMECE), por exemplo, exibiu mesas digitais educativas. Os equipamentos atendem escolas da Rede Municipal de Ensino, nos campos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. As mesas dispõem de softwares que trabalham a coordenação motora, atividades de cálculos, leitura e escrita.

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) expôs as atividades desenvolvidas para assegurar proteção da juventude contra a vulnerabilidade social. Orientações com foco na prevenção no âmbito da Saúde, ações da Educação Inclusiva, entre outras atividades também foram apresentadas ao público.

O segundo momento do fórum foi direcionado para a realização de assembleia. Na ocasião, foi exposto um panorama das ações do Município, realçando a atuação da Prefeitura de Mossoró e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Uma avaliadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) participou da assembleia para acompanhar a apresentação e aferir as medidas adotadas pelo Município e Comdica. A partir dos indicadores apontados, o Unicef realizará avaliação posterior, através da qual, decidirá se Mossoró receberá o selo da entidade.

“A importância deste momento é mostrar à população os serviços desenvolvidos pelo Município e Comdica para garantir os direitos das crianças e adolescentes. Mossoró ganha, quando faz adesão ao Selo Unicef, porque nós, profissionais, ficamos mais instigados, para superar os desafios com relação à preservação desses direitos”, disse Márcia Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O promotor da Educação, Olegário Gurgel, acompanhou o fórum. Na ocasião, ele evidenciou a importância da apresentação das políticas públicas que objetivam proteger os direitos das crianças e adolescentes. “A exposição das ações que são desenvolvidas pelo Município no âmbito da preservação de direitos não é apenas prestação de contas à comunidade, mas um convite para que a população se integre na formação de diretrizes e na articulação de atendimentos direcionados às crianças e adolescentes”, declarou.

 Para o promotor, o trabalho conjunto entre população, Prefeitura e Comdica fortalece Mossoró. “A integração da comunidade com o Executivo permite que o Poder Público conheça as demandas da população e que as ações para preservação de direitos sejam corroboradas”, completou.