A Prefeitura de Mossoró instalou a Ronda Preventiva Escolar (ROPE) na Comunidade do Jucuri, Zona Rural. A iniciativa vai atender à Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto, além de outras unidades de ensino e equipamentos da Prefeitura que estão situados nas adjacências.

A instalação foi oficializada com a entrega à Guarda Civil Municipal (GCM) da chave da viatura que será utilizada durante o patrulhamento na comunidade do Jucuri e em outras localidades circunvizinhas. Por meio da GMC, a Ronda Escolar trabalha para garantir a segurança de unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino. Também promove a conscientização dos alunos, como foco na prevenção contra as drogas.

O projeto desenvolve atividades esportivas, capoeira e palestras com o objetivo de integrar e orientar os estudantes, e reforçar a formação individual dos alunos. A finalidade é resguardar os estudantes de situações de vulnerabilidade.

 

“A Ronda Preventiva Escolar que estamos instalando aqui no Jucuri vai atender outras localidades do Polo, promovendo ações de segurança. Essa iniciativa mostra nosso compromisso com a zona rural, que tem sido atendida pela nossa gestão, através de projetos, como as atividades voltadas à segurança hídrica da população”, declarou o prefeito. O titular da Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Alvibá Gomes, salientou que a Rope é uma resposta da administração municipal com o intento de proteger a juventude. “Profissionais de ensino pediam providências contra as drogas e a evasão escolar. Por meio da Ronda Escolar, estamos agregando os alunos, transformando o comportamento dos estudantes e evitando o contato deles com o submundo das drogas”, frisou.

A diretora da Escola Ricardo Vieira do Couto agradeceu ao prefeito pela iniciativa. “A ronda vem somar com a escola, com todo apoio disciplinar que oferece. Em nome de todos, gostaria de agradecer ao prefeito por disponibilizar esse projeto para nossa comunidade. Estamos muito felizes”, frisou.

Fonte: Assessoria