O dólar fechou em alta de 1,11% nesta terça-feira e voltou à casa de 3,30 reais, em nova onda de mau humor nos mercados globais com a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE). A atuação do Banco Central no mercado de câmbio também puxou a cotação para cima.

“A semana efetivamente começa hoje (em referência ao Dia da Independência nos Estados Unidos nesta segunda), e o ambiente é negativo para o real. A preocupação com (a saída britânica da UE) voltou e a atuação do BC não dá espaço para o dólar cair mais”, disse o superintendente regional de câmbio da corretora SLW João Paulo de Gracia Corrêa.

O referendo britânico do mês passado gerou fortes oscilações nos mercados financeiros globais, com a perspectiva de estímulos econômicos parcialmente compensando as turbulências financeiras. A apreensão voltou a prevalecer nesta sessão depois que três fundos de imóveis comerciais britânicos, no valor de cerca de 10 bilhões de libras, suspenderam as negociações. Foi o primeiro sinal de apreensão dos mercados desde o plebiscito do último dia 23.