XXV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia – SINCE acontece em Natal próximo mês.

Atual e instigante, o XXV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia – SINCE, que acontece este ano em Natal (RN), de 31 de agosto a 3 de setembro para receber economistas de todo Brasil traz, como tema principal para as discussões que permearão as mesas, a temática que vem causando mudanças no país, com a palestra “Desafios da Economia Brasileira: Previdência e Assistência Social como instrumento para a redução da desigualdade no Brasil”, ministrada por Milko Matijascic, técnico em Planejamento e Pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O primeiro dia (31/08) do Simpósio, com início às 19h, será marcado pela solenidade de abertura, tendo presença dos presidentes Ricardo Valério, do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (CORECON – RN); Júlio Miragaya, Conselho Federal de Economia (COFECON); Manuel Enriquez, da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB); Juarez Trevisan, Federação Nacional dos Economistas (FENECON) e demais autoridades convidadas.

Na solenidade está previsto a entrega do XXII Prêmio Brasil de Economia e Destaque Econômico do Ano 2015 e apresentação do XXII CBE (Congresso Brasileiro de Economia) a ser realizado em Belo Horizonte (MG), coordenadas por Antônio Pádua, presidente do CORECON – MG.

Nos demais dias do Congresso, mesas de debates que envolvem o tema e o aperfeiçoamento da profissão e do sistema Cofecon/Corecons estarão em destaque. Nesta edição, entra, de forma inédita o painel “A Mulher Economista no Mercado de Trabalho e nas Entidades Profissionais’’, coordenada pela conselheira Bianca Lopes (CORECON-RO). O presidente do CORECON-RN, Ricardo Valério esclarece “É importante e satisfatório tratar sobre este tema e fico imensamente feliz por sermos a primeira cidade sede do Simpósio a debatê-lo. É inaceitável que, em pleno século XXI, a mulher, em sua realidade, trabalhe de igual para igual e receba um salário inferior ao do homem devido o gênero”.

O SINCE tem realização bianual e reúne economistas de todo país para discutir temas atuais em torno das estruturas e conjunturas econômicas, políticas e sociais do Brasil. Interessados a participar deverão fazer as inscrições disponíveis através do site www.corecon-rn.org.br.

O evento é uma parceria entre o CORECON-RN com o COFECON e apoio dos Corecons dos Estados do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Distrito Federal (DF), Rio Grande do Sul (RS) Paraná (PR), Bahia (BA), Pernambuco (PE), Ceará (CE) e Paraíba (PB), além das empresas QUALICORP e MÁXIMO SEGUROS.

Em paralelo ao Simpósio, acontece a VI Gincana Nacional de Economia que envolve alunos das universidades para a etapa final, quando selecionados irão disputar prêmios em dinheiro, totalizando R$ 7.200 às melhores duplas classificadas. Uma forma de valorizar os cursos junto à sociedade e apresentar o papel dos economistas. Regulamento completo pelo www.cofecon.org.br.

Fonte: Assessoria