O Fórum de Reitores das Universidades do Rio Grande do Norte convocará as bancadas federal e estadual para debater a educação superior pública potiguar. As instituições querem apoio na luta contra cortes orçamentários, liberação de emendas e fortalecimento do plano de expansão.

Na reunião com os parlamentares, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) pedirão que deputados e senadores sejam seus interlocutores junto aos governos federal e estadual neste momento de extrema dificuldade enfrentada pelas instituições.

As Universidades apresentarão um diagnóstico da formação profissional e das políticas de pesquisa e extensão. O movimento em defesa da educação pública e de qualidade quer mostrar qual a transformação e impacto da presença das universidades na capital e no interior do Estado, pontuando, inclusive, a situação dos egressos.

Para o reitor da UERN, Pedro Fernandes, esse perfil das universidades que constará de políticas comuns, com indicação de especificidades de cada instituição, servirá de subsídios para os parlamentares nesse processo de interlocução e também consolidará o conceito de que o ensino superior é um forte agente de desenvolvimento regional.

As IES querem, ainda, avaliar a oferta dos cursos de Educação à Distância. Será feito um levantamento para que não haja prejuízos aos municípios. As equipes técnicas das universidades vão fazer um estudo e unificar a política de EaD no RN.

Participaram da reunião os reitores Pedro Fernandes (UERN), Ângela Maria Paiva Cruz (UFRN), Wyllys Abel Farkatt Tabosa (IFRN) e José de Arimatea de Matos (UFERSA), além dos pró-reitores da UERN, Iata Anderson Fernandes (Administração) e Fátima Raquel Rosado de Morais (Planejamento), pró-reitores e assessores da UFRN.

Fonte: Assessoria