Coach Financeira alerta para gastos compulsivos em tempo de crise econômica.

Está cada vez mais difícil para os brasileiros quitar suas dívidas. Uma pesquisa feita em todas as capitais do país apontou que 46% das pessoas que estão inadimplentes não possuem condições de pagar as contas nos próximos três meses. A contenção de gastos que as empresas vêm realizando faz com que o quadro de funcionários seja reduzido, e consequentemente as demissões aumentem. De acordo com a Coach Financeira, Rosangela Patricio, o momento é de evitar gastos compulsivos. “No meio desse quadro de crise econômica que vivemos hoje, a melhor forma de não se endividar é procurar ter uma educação financeira, um planejamento e procurar poupar, evitando os gastos compulsivos. O momento é de planejamento e parar para diagnosticar qual a sua situação financeira”, aconselhou.

Rosangela afirmou que recorrer a empréstimos, apenas em casos extremos. “Não adianta pegar dinheiro emprestado para quitar outra dívida. Se você tem uma dívida de cheque especial, onde você está se afundando, pode ser recomendado. Mas, empréstimo para trocar de bem em tempo de crise não é aconselhável de forma alguma”, falou. Os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), aponta que as principais contas em atraso são a bancos e financeiras, além de cartões de crédito. Outro dado alarmante é de que 9,4 milhões de jovens, correspondente a 15,7% dos inadimplentes, são jovens. “O modismo faz com que os nossos jovens queiram celulares mais novos, uma calça de marca… Muitas vezes existe uma identidade financeira, até mesmo sem ter condições. Eles preferem uma camisa de marca, do que comprar uma mais em conta e ficar com dinheiro sobrando”, disse Rosangela.

 

COUCH FINANCEIRO

O Coaching financeiro é um processo de desenvolvimento de alta performance, onde são trabalhadas ferramentas cientificamente comprovadas. No Coaching Financeiro são aplicadas metas, planejamento a curto e médio prazo, além de outras ações. “É um processo de alta performance onde é trabalhado o comportamento, que muitas vezes é mais emocional do que racional”, ressaltou Rosangela. O coach financeiro é um processo de desenvolvimento de alta performance, onde são trabalhadas ferramentas cientificamente comprovadas. No Coach Financeiro são trabalhados metas, planejamento a curto e médio prazo, além de outras ações. “É um processo de alta performance onde é trabalhado o comportamento, que muitas vezes é mais emocional do que racional”, ressaltou Rosangela.

Fonte: Ramon Nobre