A partir da próxima segunda-feira (05), quase 9 milhões de pessoas estarão a exatos dois meses de realizar a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. As avaliações, que serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro, exigem ritmo intenso de estudos ao longo do ano. Na reta final, no entanto, o principal é estar preparado psicologicamente para fazer o exame.

Segundo o professor Fábio Moreira, o conteúdo já deve estar finalizado nessa fase e o aluno deve iniciar a revisão do conteúdo com foco nas provas discursivas. “Nessa reta final, o aluno precisa manter o foco na revisão dos conteúdos e fazer muitos exercícios. O processo de revisão que eu conduzo no Salesiano é chamado ENEM Comentado. Os alunos recebem as provas de 2009 a 2015 e todas as questão são usadas para revisão, sendo comentadas para que o candidato entenda como funciona a metodologia da prova e como responder textualmente”, registra o professor de história do Salesiano, unidade Dom Bosco.

 

Além do conteúdo de cada disciplina, o estudante também precisa saber lidar com a prova de perguntas extensas e contextualizadas. “O treino é essencial, cada questão fica com em média 3 minutos. Por isso, é importante fazer muito simulado, estar familiarizado. Mas, basicamente o aluno precisa manter em mente que a prova exige essencialmente leitura e concentração”, orienta o professor Moreira.

As provas do ENEM tem duração de 4 horas e 30 minutos, no primeiro dia, e 5 horas e 30 minutos no segundo dia. No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30.

Fonte: Agência de Notícias