Por Carlos Newton

Foi quase unanimidade, com 450 votos a favor da cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Câmara. Somente dez parlamentares se pronunciaram contra a perda do mandato. Na verdade, foram 19 votos contra a cassação, porque nove parlamentares se abstiveram. Como o presidente Rodrigo Maia não votou, 43 deputados faltaram ou não declararam presença, o que significa também apoio a Cunha ou medo da reação dele.

O DIA SEGUINTE – Agora, é o dia seguinte. Ninguém sabe o que Cunha pretende fazer. Antes da sessão, ele anunciou que vai escrever um livro sobre o impeachment. Na verdade , foi uma maneira de intimidar muitos deputados aos quais ajudou diretamente e estão também envolvidos em corrupção e irregularidades. Mas a tentativa de chantagem não deu certo.

Com toda certeza, muitos políticos vão dormir preocupados, especialmente os chamados caciques do PMDB, com os quais Cunha se relacionava intimamente, pois faziam negócios e negociatas juntos. Cunha ficará fora da política por oito anos, pelo menos. Mas o Supremo pode cassá-lo para sempre, através da Lei da Ficha Limpa.