Gráficas da cidade de Caicó contam que já venderam mais de mil exemplares. Álbuns viraram mania na cidade e são colecionados por jovens e também adultos. Uma nova mania está tomando conta da cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte, com a venda dos álbuns de santinhos dos candidatos a vereador. Com aproximadamente 70 mil moradores e 42.577 eleitores, nada menos que 206 candidatos concorrem a uma das 15 vagas da Câmara de Vereadores.

A variedade dos concorrentes despertou a criatividade de Márcio Henrique dos Santos, dono de uma gráfica na cidade, que resolveu fazer o álbum para os eleitores. “Eu pensei, se tem álbum da copa, por que não um dos candidatos”, conta o empresário. “Virou uma febre”, conta Márcio, que já vendeu entre 500 a 600 cópias da encadernação e pretende avaliar se faz uma nova tiragem de 1.000 exemplares. Cada exemplar é vendido por R$ 5 e parte da venda é revertido para uma instituição de caridade.

Márcio conta o álbum está sendo procurado por todo tipo de gente. “Tem senhoras, crianças, médicos, doutores, gente de todas as classes”, relata. Empreendedor, ele conta que está produzindo o material para cidades vizinhas, já que muitos moradores estavam pedindo.

O gráfico diz que os colecionadores também podem usar o material para acompanhar os mandatos e as próximas eleições. “Serve como uma história, um espelho do que foi a eleição”, afirma.

O sucesso foi tanto que o dono de uma copiadora resolveu dar uma incrementada no produto. Judas Tadeu de Medeiros produziu um álbum com os espaços demarcados para os santinhos e com a numeração oferecida pelo TRE e que por isso o material feito por ele é vendido por R$ 6 e já vendeu mais de 500 exemplares.

 

Por FELIPE CASTANHEIRA – O TEMPO