NOTA À POPULAÇÃO DE NATAL

 

Nós, os candidatos e as candidatas de oposição à Prefeitura de Natal, temos divergências programáticas, mas concordamos num ponto: alertar a população de Natal para as manobras de Carlos Eduardo Alves com o objetivo de inviabilizar o debate democrático, nos limites da legislação e no interesse dos moradores, sobre o presente e o futuro da cidade.

Por meio de sucessivas representações, possíveis apenas porque Alves dispõe de poderosa estrutura de campanha, ele busca de todas as maneiras amordaçar os demais candidatos, censurando-lhes a propaganda na televisão, no rádio e até na internet.

É uma postura que comprova o autoritarismo e o temor de dialogar com a cidade, já exibidos por Alves no exercício do mandato de prefeito e na própria campanha, ao fugir de debates organizados por veículos de comunicação e entidades representativas da sociedade.

Esperamos isenção e discernimento do Poder Judiciário para evitar que seja bem-sucedida a estratégia ilegítima de interditar o debate sobre os problemas de Natal, muitos deles criados e/ou agravados pelo próprio Alves.

Os fatos evidenciam a importância de levar a eleição ao segundo turno, para que Natal conheça melhor a história, as ideias, propostas e ações dos candidatos a prefeito. Sem censura nem abuso do direito de recorrer à Justiça, que é um dos pilares da democracia e guardiã do princípio da igualdade na disputa eleitoral.

 

Fernando Mineiro (PT)

Freitas Júnior (Rede Sustentabilidade)

Kelps Lima (Solidariedade)

Márcia Maia (PSDB)

Robério Paulino (PSOL)

Rosália Fernandes (PSTU)