TCM faz maior cobertura eleitoral do RN com 13 horas de programação ininterrupta ao vivo.  

O projeto Vota Mossoró 2016 chegou ao fim com 13 horas de transmissão ininterrupta e ao vivo neste domingo, 02 de outubro. A TCM (TV Cabo Mossoró) abriu a programação às 7h30, com a divulgação da pesquisa TCM/Seta e seguiu no ar com informações sobre todo processo eleitoral de Mossoró, dos primeiros votos à declaração da candidata vencedora Rosalba Ciarlini. “Não dá para a gente colocar 13 horas no ar sem tudo estar bem preparado. É mérito da equipe que se organizou. Clarissa Paiva na coordenação do projeto deu uma contribuição fundamental para que o Vota acontecesse. Porque a gente precisa organizar escala, horários, integrar os estúdios da 95 FM e da TCM, as plataformas como Portal e Facebook. O Vota Mossoró coroa todo um projeto que inicia no começo do ano e naturalmente o agradecimento a todos que contribuíram para esse dia”, diz Moisés Albuquerque, âncora do Vota Mossoró e Diretor de Jornalismo da TCM.

Repórteres, cinegrafistas, produtores estiveram nas ruas, no TRE, nos colégios eleitorais, estúdios. “É uma experiência interessante. A cada eleição que a gente participa, consegue aprimorar a informação que a gente leva para o telespectador”, conta o repórter João Carlos Brito. “E fazemos isso com muita satisfação por saber e perceber que o telespectador confia no nosso trabalho. A gente sente que nossa missão foi cumprida”, completa o repórter Erisberto Rêgo.

Eram mais de 80 profissionais de vários setores envolvidos na condução da transmissão que incluía técnicos, eletricistas, especialistas em computação e internet, operadores do Master, marketing, assessoria de imprensa, logística de transporte e alimentação, etc. “Da primeira cobertura de 2006, a gente começou só com pequenas entrevistas até chegar a realizar um debate, depois sabatinas, e 10 anos depois chegamos ao ponto de já poder aprimorar o fato de ficar um dia inteiro ao vivo. Esse ano, contamos com mais recursos tecnológicos, pontos eletrônicos extras, câmeras instaladas em locais estratégicos da cidade para imagens aéreas. Tivemos o auxílio de redes sociais, como WhatsApp, e adquirimos mais agilidade, replicando nossa imagem em vários canais e, assim, atingimos todo tipo de público, inclusive fora de Mossoró, fornecendo informação com confiabilidade e credibilidade. Em tempo de programação no ar, ao vivo, podemos dizer que fazemos sim a maior cobertura do Estado”, avalia Clarissa Paiva, coordenadora de produção do Vota Mossoró.

Além da audiência consolidada no Canal TCM 10, O Vota Mossoró esteve no ar simultaneamente e de forma interativa pela Rádio 95 FM, Portal TCM, em Live do Facebook com alcance de mais de 65 mil pessoas, pelo aplicativo TCM Play e assistido por mais de 4 mil pessoas no YouTube (nesta que foi a primeira experiência da TCM de transmitir uma programação por este canal). Além das Redes Sociais que deram vez aos bastidores através do Instagram. “É um trabalho muito duro que não começa às vésperas da eleição. São meses de planejamento, articulação para escalar todos os entrevistados que estarão no ar ao longo do dia para que a gente chegue a esse momento todos afinados para levar a melhor transmissão da TCM pro nosso telespectador, ouvinte ou internauta. Só sentimos gratidão e satisfação. Já participei de vários Vota Mossoró e percebo a organização cada vez maior, o que reflete em mais tranquilidade para o nosso trabalho e consequentemente mais sucesso”, revela Carol Ribeiro, uma das âncoras das edições do Vota Mossoró e apresentadora do Cenário Político.

Durante toda programação, o momento mais aguardado pelo telespectador e que exige maior preparo da equipe é o da apuração dos votos. A produção consegue agilidade e um resultado ímpar quando distribui profissionais em várias regiões da cidade para recolher os extratos das urnas tão logo o pleito é encerrado. Em primeira mão, o Vota Mossoró conseguiu anunciar o resultado parcial e extraoficial dos votos com a contagem dos boletins que, por fim, indicariam antecipadamente os números que o TSE viria a confirmar oficialmente poucas horas depois. “Cada um já sabia sua função, já tinha experiência e digo que houve uma grande sintonia. O resultado podemos observar pelo reconhecimento da cidade ao nosso trabalho. É muito gratificante. Aproveito também o momento para parabenizar a prefeita eleita de uma forma democrática. Tivemos uma campanha bem movimentada como é natural com a participação de vários candidatos. Prezamos pela isonomia e imparcialidade durante todo tempo de campanha. O povo é quem decide e elegeu Rosalba Ciarlini a próxima prefeita de Mossoró. Desejamos muito sucesso em sua gestão. Mossoró se saiu vitoriosa por fazer da democracia um ato respeitado”, finaliza Zilene Medeiros, Diretora da TV Cabo Mossoró.

Fonte: Assessoria