Em audiência pública, OAB defende manutenção do Hospital da Mulher

A Câmara Municipal de Mossoró (CMM) realizou hoje (13) audiência pública para discutir o fechamento do Hospital da Mulher de Mossoró (HMM), que por decisão judicial, será transferido para o Hospital e Maternidade Almeida Castro. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, esteve presente na audiência, manifestando a sua posição contrária ao fechamento do Hospital da Mulher, assim como representantes de várias outras categorias. Uma reunião com a participação da OAB e das demais entidades ocorrerá na próxima terça-feira (18) com o juiz federal Orlan Donato Rocha, titular da 8ª Vara Federal, para que seja revista a decisão e o HMM não seja fechado.

Participaram da audiência representando a OAB/Mossoró os advogados Canindé Maia e Bárbara Paloma, presidente da Subseção de Mossoró e secretária-geral da OAB/Mossoró, respectivamente. Em sua fala, Canindé voltou a mencionar a preocupação da instituição quanto ao plano de trabalho que será adotado pela junta interventora e também quanto à origem dos recursos que serão destinados ao Hospital e Maternidade Almeida Castro, caso seja mantida a decisão do fechamento do HMM. A OAB integrará uma comissão que foi criada para reunir elementos probatórios necessários à comprovação da inviabilidade da transferência do HMM para o Hospital Almeida Castro.

A OAB tem atuado em diversas frentes para evitar que o Hospital da Mulher de Mossoró seja fechado. Na semana passada, o presidente e o vice-presidente da OAB/Mossoró, Canindé Maia e Kallio Gameleira, estiveram reunidos com o juiz federal Orlan Donato Rocha. Eles demonstraram a preocupação da instituição com os danos que a medida poderá provocar à sociedade. Dias antes, houve uma reunião na OAB com funcionárias do Hospital da Mulher, que procuraram a instituição para pedir apoio na luta contra o fechamento, expondo todo o problema. “Juntaremos os documentos necessários para demonstrar que o melhor é a manutenção do Hospital da Mulher”, externa Canindé.