A Prefeitura de Mossoró avança no processo de transformação do Aterro Sanitário em uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR). A mudança atende a lei 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e trará muitos benefícios para a população.

O secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, Tidal Amorim, explica que, atualmente, o Aterro Sanitário recebe apenas o resíduo domiciliar. Com a CTR, é aberta a possibilidade do espaço receber outros tipos de resíduos, como material oriundo da poda, construção civil, demolição, lâmpadas, entre outros. Ficam de fora apenas os resíduos da saúde e industriais, que precisam de outro tipo de tratamento.

Os principais benefícios da mudança são a universalização da coleta no Município, que passa a ter um único local para recepção dos resíduos e a possibilidade da abertura de uma central de triagem para materiais recicláveis, ampliando o apoio aos catadores.

A mudança do aterro para uma CTR se dará por meio de uma licitação em regime de concessão pública de 30 anos. A concessionária passará a gerenciar a central e será responsável pelos investimentos no local, como manutenção e ampliação, tirando da gestão municipal essa obrigação. A licitação para concessão dos serviços de implantação, operação e manutenção da Central de Tratamento de Resíduos será realizada nesta quarta-feira, 19.

“Mossoró, que foi o primeiro Município do Estado a inaugurar um aterro sanitário, mais uma vez avança na área dos serviços urbanos. Toda essa proposta foi debatida com a sociedade através de uma audiência pública na Câmara Municipal no mês de julho deste ano. Depois, ficou aberta para consulta pública, recebendo as sugestões da população. Foi um processo transparente, que teve uma grande aceitação por parte daqueles que participaram e conheceram”, concluiu Tidal Amorim

Fonte: Assessoria