Serviço de água é suspenso por uma semana em seis cidades para prolongar captação.

Com o aumento da temperatura e a consequente rapidez no processo de evaporação da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a captação de água que alimenta a adutora Serra de Santana foi paralisada neste domingo (16), deixando as cidades de Florânia, São Vicente, Tenente Laurentino, Bodó, Cerro Corá e Lagoa Nova sem água nas torneiras. A solução encontrada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é prolongar a tubulação de 400 mm em mais 1,5 Km que somados aos dutos existentes atingem 5 quilômetros de extensão até a captação flutuante localizada na comunidade Riacho dos Cavalos em Jucurutu. A companhia espera concluir os trabalhos até sábado (22) quando o sistema será religado e o abastecimento recuperado gradativamente, em forma de rodízio.

Quando o abastecimento dessas cidades for retomado, com uma vazão de 600 metros cúbicos, a gerente Regional do Seridó, Maria Rosy Gurgel, acredita que o volume de água será suficiente para cerca de 30 dias, isto é, até final de novembro. A partir dessa data a companhia vai parar novamente o serviço por falta de água no reservatório, suspender o faturamento e transferir a responsabilidade para as prefeituras municipais e Defesa Civil estadual, conforme previsto no contrato de concessão firmado entre Caern e prefeituras municipais.

Com suspensão do serviço pela Caern, os 75 mil habitantes atualmente abastecidos pela adutora Serra de Santana receberão água fornecida por meio de carro-pipa. Para a gerente, o momento é desafiador, quando o Estado vive o quinto ano consecutivo de seca. Rosy pede a cada um dos usuários que economizem água para que o serviço permaneça por mais tempo em funcionamento.

Fonte; Assessoria