Núcleo Macambira da Ufersa abre inscrições para capacitação em Sistemas Agroflorestais.

O Núcleo Macambira de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) abriu inscrições para alunos interessados em participar da capacitação sobre Sistemas Agroflorestais. Serão disponibilizadas 40 vagas para estudantes preferencialmente residentes na Vila Acadêmica da Universidade.

O treinamento acontece do dia 16 a 19 de novembro com aula das 19h às 22h numa área da Ufersa no Campus Oeste em Mossoró. No sábado, 19, acontecerá a aula prática. O instrutor do treinamento será o Engenheiro Agrônomo pernambucano Flávio Duarte integrante do Centro Sabiá e um dos responsáveis pela política de Assistência Técnica no meio rural.

Segundo a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, a professora Vânia Porto – que também integra o Núcleo Macambira – a princípio a capacitação era voltada somente para colaboradores da Emater da região, mas agora foi inserido a participação de alunos da Ufersa.

Entre as ações, os participantes terão a oportunidade de desenvolver práticas que visem a recuperação e conservação da água e do solo; fazer reflorestamento de áreas degradadas; fazer plantio de mudas nativas, frutíferas e adubadeiras; desenvolver práticas de sustentabilidade dentro da Universidade e fortalecer a agroecologia dentro da Ufersa.

A Agroecologia é uma ciência que se preocupa com a formação humana em todas as suas dimensões, o que torna sua construção, acima de tudo, uma necessidade para a construção do bem viver. Com isso, a Agrofloresta é uma forma de fazer agricultura, na qual se cultiva numa mesma área de terra uma grande quantidade de espécies: plantas nativas, frutíferas, adubadeiras, medicinais e lavouras de ciclo médio e curto não utilizando agrotóxicos ou fertilizantes químicos, deixando a terra mais forte e conservando a água e a biodiversidade. As inscrições para os alunos da Ufersa podem ser feitas pelo Sigaa. Outras informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Fonte: Assessoria