Receita Federal e UERN realizam aula inaugural do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal-NAF.

 

Na noite da última quarta, 16, no auditório da Faculdade de Música, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, realizou-se a aula inaugural do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal- NAF. O tema da aula foi “Conhecer a Receita Federal: a importância dos núcleos Contábeis e Fiscais” sendo ministrada pelo delegado da Receita Federal, Wyllo Marques, para os discentes do curso de Ciências Contábeis da instituição de ensino. O funcionamento da Receita, os processos tributários, as inovações tecnológicas e a importância dos NAF´s para o fisco, mas, sobretudo, para os alunos, professores e a comunidade foram abordados pelo palestrante na noite.

Os professores Zezineto Menck de Oliveira, Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis e Sueldo Câmara Ferreira, coordenador do projeto na universidade, destacaram nas suas falas a importância da parceria firmada ali e consequentemente do fortalecimento da universidade pública e de qualidade. Os discentes presentes no evento estavam entusiasmados com o novo campo prático e teórico que se abria para eles ainda na graduação. “Esse projeto vai agregar muito na vida profissional dos que participarem. É uma oportunidade bastante interessante”, destacou o estudante Carlos Gênesis de Melo do 6° período da graduação.

Estavam ainda presentes ainda a representante do projeto na Receita, Ellen Cristyanne da Silva, e os professores de Ciências Contábeis. A expectativa da Receita e da UERN e que já no primeiro semestre do próximo ano o núcleo já esteja em funcionamento para o público, mas o trabalho de formação dos tutores e dos estagiários já está acontecendo. Os alunos serão encaminhados à Receita para treinamento, acompanhados pelos professores da universidade e ainda contarão com uma plataforma online para somarem no seu aprendizado.

 

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

O NAF é um programa da Receita Federal que visa contribuir com a formação acadêmica dos estudantes de Ciências Contábeis para que possam compreender como funcionam os serviços da Receita e prestar assim uma assessoria aos contribuintes de baixa renda, microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Vários serviços serão prestados sem custo à população como a inscrição e informações cadastrais de CPF e CNPJ, os agendamentos online para atendimento na Receita entre outros. Hoje o Brasil possui mais de 100 NAF´s espalhados por todas as regiões. O modelo de prática extensionista desenvolvida nesse projeto já serviu de exemplo para nove países da América Latina.

Fonte: Assessoria