Saúde do homem é pauta da programação desenvolvida pela Mizu nesta quarta-feira.

 

Com uma palestra sobre a Saúde do Homem, a Fábrica de Cimento Mizu encerrou o mês de novembro. A atividade, realizada na manhã de hoje, 30, ocorreu na sala de treinamento da própria unidade de Baraúna como parte da programação da II Semana Educativa Pró-Saúde do Integrante.

De forma descontraída, o médico urologista Thiago Couto abordou o tema ‘Conhecendo a urologia e o Novembro Azul’, que incluiu diversos assuntos relacionados à saúde masculina, pauta que ganha destaque durante este mês, devido à campanha Novembro Azul.

Entre os assuntos inseridos na temática, doenças pouco debatidas como o câncer de pênis e o de testículos. Além do câncer de próstata, o segundo mais comum nos homens e o segundo principal responsável por mortes no público masculino entre os tipos de câncer. O médico explicou quais os fatores de risco da doença, incidência e sintomas e repassou orientações sobre a idade adequada para realização dos exames – toque retal e antígeno prostático específico (PSA na sigla em inglês), diagnóstico da doença e tratamento.

Thiago Couto aproveitou a oportunidade para desmistificar questões que ainda são tabus no momento de realização do exame de toque retal para diagnóstico do câncer de próstata.

O médico também destacou quais as especificidades tratadas pela urologia, lembrou a importância dos cuidados com a saúde e abriu espaço para que os integrantes pudessem tirar dúvidas.

Atenta, a plateia ouviu as explicações e interagiu com o profissional, apresentando os questionamentos ao urologista, que considerou positiva a participação dos integrantes da fábrica.

Para técnica de Enfermagem do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT Mizu), Lícia Costa, o momento também foi bastante proveitoso.

 

 PROGRAMAÇÃO

 

O cronograma da II Semana Educativa Pró-Saúde do Integrante está sendo desenvolvido desde a segunda-feira passada, 28, e se estenderá até a próxima sexta-feira, 2 de dezembro. A programação reúne ações alusivas às campanhas Novembro Azul e Dezembro Vermelho.

Amanhã, 1º de dezembro, Dia Mundial de luta contra a AIDS, às 15h, haverá palestra sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). A temática será abordada pelo médico Aldo Coutinho.

Já na sexta-feira, às 8h, o psicanalista Francisco Benevides abordará o tema Saúde mental, atividade que encerra a programação.