Câmara escolherá ‘Vereador do Ano’ próxima semana.

 

A Câmara Municipal de Mossoró realizará a votação para escolha do Vereador do Ano 2016, segunda-feira (5), às 10h, na Sala de Imprensa Jornalista Kléber Barros. O parlamentar eleito vai receber o Prêmio Vereadora Niná de Macedo Rebouças. O troféu será entregue na sessão solene em homenagem à Santa Luzia, sexta-feira (9), às 10h, na Sala de Sessões Vereador João Niceras de Morais.

Conforme a Resolução 02/11, instituída dia 22 de fevereiro de 2011 e que regulamenta o Prêmio Vereadora Niná de Macedo Rebouças, o eleito é escolhido por comissão composta por 11 membros (art. 3º), dos quais são quatro representantes de meios de comunicação, quatro representantes de entidades da sociedade civil organizada e três servidores de carreira da Câmara Municipal.

Participantes

Sorteio realizado terça-feira (29), na sede da Câmara, definiu que, entre as mídias rádio, TV, portal de notícias e blogs, os veículos participantes são Rede Potiguar de Comunicação (RPC), TV Cabo Mossoró (TCM), Mossoró Hoje e Blog J. Belmont. Entre as entidades de classe, os sorteados são Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Mossoró (Sintracom), Academia de Ciências Jurídicas de Mossoró (Acejus) e Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindivarejo). E, entre os servidores da Casa, Breno Góis, Rivete Paz e Sérgio Oliveira.

Logo após definido o sorteio, a Câmara enviou ofícios aos veículos de comunicação e entidades, solicitando a designação dos representantes para a votação. Os indicados foram Agenor Melo (RPC), Janaina Maria Conceição Nunes (TCM), Cezar Alves (Mossoró Hoje), José Carlos (Acim), Francisco Neves (Sintracom), Wellington Barreto (Acejus) e Michelson Frota (Sindivarejo).

Reconhecimento

O Prêmio Vereadora Niná de Macedo Rebouças – denominação em homenagem à vereadora falecida em 2010, então 1ª secretária da Câmara Municipal de Mossoró –, destaca o melhor vereador ou vereadora do ano. Os critérios de escolha respeitam resultado, originalidade, repercussão coletiva da ação parlamentar.

Também observa, na avaliação do trabalho legislativo, aspectos de inovação, impacto na qualidade de vida do cidadão, emprego eficaz e racional dos recursos públicos, viabilidade técnica, entre outros. Essas qualidades estão expressas na Resolução que regulamenta o prêmio, cuja cópia foi enviada a todos os votantes.