A Chapecoense foi declarada campeã da Copa Sul-Americana 2016. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou a decisão nesta segunda-feira em comunicado publicado em seu site oficial. Segundo o Globoesporte.com, a premiação para a equipe catarinense será de 4,8 milhões de dólares (cerca de 16,6 milhões de reais). Além disso, a Chape está classificada automaticamente para a fase de grupos da Libertadores de 2017. O Atlético Nacional, que faria a final com o time brasileiro, também foi lembrado pela Conmebol. A equipe colombiana, que abriu mão do título depois do acidente que matou 71 pessoas na terça-feira passada, recebeu o prêmio ‘Centenário Conmebol ao Fair Play’ e a quantia de 1 milhão de dólares (cerca de 3,5 milhões de reais).

A Conmebol explica no comunicado que recebeu uma carta da equipe colombiana na quarta-feira, dia seguinte ao acidente, com o pedido para que fosse “entregue o título da Copa Sul-Americana à Chapecoense como laurel honorífico à sua grande perda e homenagem póstuma às vítimas do acidente fatal que deixou nosso esporte de luto”. O pedido foi avaliado pelo conselho da Confederação, que decidiu declarar a Chape campeã com “todas as prerrogativas esportivas e econômicas que isso envolve”.

Com o título, o time catarinense também está classificado para a Recopa de 2017, que coloca frente a frente o campeão da Libertadores e o vencedor da Sul-Americana. Como o Atlético Nacional ficou com o título da Libertadores em 2016, as duas equipes se enfrentarão em dois jogos provavelmente em agosto do ano que vem. A Chape faria a primeira final internacional de sua história.