Memorial da Resistência receberá grupo de mamulengos

O Memorial da Resistência receberá nesta quinta-feira, 8, o grupo Mamulengo Sem Fronteiras, de Taguatinga (DF), por meio do projeto ‘Caravana Mamulengos do Cerrado rumo à Caatinga’. O evento tem início às 19h, em espaço aberto para o público.

Trata-se de uma viagem coletiva que também comemora os 20 anos de existência do grupo, com participação de dois grupos brasilienses convidados: Mamulengo Presepada e Mamulengo Fuzuê. Neste mês de dezembro, o Mamulengo Sem Fronteiras percorre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é patrimônio cultural imaterial brasileiro, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2015. Nesse mesmo ano, o grupo brasiliense Mamulengo Sem Fronteiras e o Mamulengo Fuzuê seguiram estrada na Caravana Mamulengos do Cerrado, compartilhando dessa tradição nos interiores de Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Agora, chegou a hora da caravana rumar à raiz de sua consagrada brincadeira, reverenciado seus mestres e mestras nordestinos.

Vânia Pedrosa, coordenadora do projeto ‘Botando Boneco’, que acontece dentro da programação do Mossoró Cidade Junina, explica que a vinda do grupo do Distrito Federal também se deve à tradição do resgate do teatro de mamulengos, através do ‘Botando Boneco’. “Queremos convidar todos para prestigiarem a apresentação desta quinta-feira, no Memorial da Resistência. Tenho certeza que o público vai gostar muito”, disse Vânia.