A organização do Seminário de Boas Práticas Administrativas da Ufersa foi buscar na arte circense formas para motivar o quadro de servidores da Universidade. Aqueles que compareceram ao Auditório da OAB para acompanhar o encerramento da programação do evento se deparou com um palhaço, um circo, mágica, transformações e emoções.

Por algumas horas, aquele palco formal de palestras e discussões sobre o serviço público deu lugar a um picadeiro para mostrar que a vida é dinâmica e que não estamos sozinhos. Por quase duas horas, o artista circense potiguar Nil Moura, com a ajuda do seu filho Lion Moura, trouxe para os servidores da Ufersa sua trajetória de vida marcada por viagens, frustrações, lições e muito aprendizado.

O espetáculo “Equílibrio Motivador” é uma peça onde os palhaços Ferrugem e Espaguete do Circo Grok interagem com os espectadores e os levam a conhecer o processo de criação do circo e suas características corporativas, unindo a arte, racionalidade, rotina e novidade, profissionalismo e familiaridade, em uma experiência mágica e lúdica para ajudar os participantes a desenvolverem suas habilidades profissionais.

No decorrer do espetáculo, os participantes passam a entender como é possível se manterem unidos por um forte ideal e um grande amor ao seu trabalho, e como o significado de pertencer e trabalhar de forma colaborativa pode fazê-los vivenciar a própria essência da instituição.

O espetáculo prendeu o público e cumpriu o seu papel: motivar. A segunda edição do Seminário de Boas Práticas Administrativas da Ufersa chegou ao fim com objetivos alcançados na visão dos organizadores. “Avaliamos que o Seminário apresentou uma programação com metodologias variadas que facilitaram a transmissão dos conhecimentos e experiências que o evento objetivava compartilhar. Os ministrantes e painelistas foram muito efetivos em suas abordagens! Estamos muito satisfeitos com qualidade do evento, e a Progepe pretende dar continuidade a esse excelente meio de capacitação para os próximos anos”, analisou Náglia Bezerra chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal da Progepe e a Coordenadora do Seminário.

Para a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da Ufersa, Keliane Cavalcante, agradeceu a comissão organizadora e ressaltou: “O II Seminário de Boas Práticas contou com a participação de ótimos palestrantes e de uma plateia bastante participativa. O evento ofereceu momentos de aprendizado e compartilhamento de experiências”.

Agora a Comissão Organizadora deve fazer uma reunião de avaliação geral sobre o evento e também para buscar encaminhamentos para o Seminário de Boas Práticas do próximo ano. A ideia é que o evento aconteça na própria Ufersa, no Auditório da Reitoria, que atualmente está passando por reforma. O tema do próximo evento ainda não foi definido, mas a ideia é que seja algo relacionado a comunicação.

Fonte: Assessoria