Parque da Cidade recebe exposições fotográficas sobre Natal antiga e atual e Natal nas Copas do Mundo.

Como seria Natal nos anos 40, 50, no século passado? Certamente, bem diferente da cidade que vemos hoje com a mudança de hábitos dos moradores, das construções modernas, do progresso chegando. Graças aos fotógrafos e desenhistas as novas gerações podem ver e conhecer esses momentos, essas épocas, como era a cidade na copa de 1970 quando o Brasil foi campeão do mundo. Já os mais velhos podem reviver o passado, buscar na memória as velhas lembranças de tudo o que vivenciou quando jovens. “É muito bom ver as fotografias da nossa época, rever os amigos e reviver o nosso passado”, diz, Fabiana Marques, visitante do Parque da Cidade.

Esse resgate pode ser feito a partir desta terça-feira (10) no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Os visitantes voltarão ao passado por meio das Exposições “Natal de Ontem e de Hoje”, do professor e fotógrafo Jerônymo Tinoco e “Natal nas Copas do Mundo de Futebol”, do professor e artista Luiz Élson Dantas. Para Jerônymo Tinôco, a exposição “será um mix de fotos antigas e atuais de pessoas e de locais de Natal, tiradas do mesmo ângulo. São fotos dos anos 40 e 50, publicadas no blog “Tok de História, do escritor e pesquisador Natalense, Rostand Medeiros”.

Natalense de nascença, Tinôco morou durante muitos anos na Rua Apodi, Centro de Natal (onde hoje fica a sede do INSS) e presenciou a descaracterização de prédios antigos e casas que foram demolidos para dar espaço aos prédios de apartamentos e lojas, nascendo aí o desejo de preservar em fotos a história da cidade. “Esta é a minha primeira exposição, uma seleção de fotos que tento despertar para a importância de preservarmos o nosso patrimônio, a nossa história como cidade viva”, destaca o fotógrafo, que também é graduado em Letras e professor de Língua Inglesa.

Já a exposição de Luiz Élson Dantas aborda, por meio dos seus desenhos e pinturas, a temática do futebol e a cidade de Natal, retratando fragmentos de transformações da cidade, do comportamento da sociedade e da paixão pelo esporte em diferentes épocas deste evento mundial, como as comemorações das Copas do Mundo de 1950 até 2014 em Natal. “A ideia surgiu no ano passado em decorrência da copa do mundo no Brasil e da realização de disputas de partidas em Natal. Por meio dos desenhos e pinturas, eu pude reconstituir momentos diferentes das comemorações da Copa do Mundo em Natal. As pinturas buscam incorporar o pensamento de cada época, através das comemorações, do vestuário, dos automóveis e eletrodomésticos, da imprensa, retratando as sutis modificações na cultura, na arquitetura da cidade, nos gestos e hábitos das pessoas, na forma com participavam da festa do futebol”, explica e complementa: Desejo que, ao verem os trabalhos, as pessoas reflitam sobre a sua cidade. Pensem sobre o seu futuro e busquem participar mais dos destinos políticos que a vida exige em uma sociedade democrática.

As exposições ficarão no Parque da Cidade até o mês de fevereiro. O Parque da Cidade é aberto todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Informações pelo telefone 3232-3207.