Mercado aposta em juros e inflação menores em 2017

O mercado financeiro está mais otimista com juros e inflação em 2017. Pela terceira semana consecutiva, as expectativas para o indicador que mede o custo de vida no País recuaram. Agora, os analistas apostam em uma taxa de 4,71% ao fim do ano. Ao mesmo tempo, a projeção para Selic recuou de 9,75% ao ano para 9,50%.

Os dados são do Boletim Focus, uma publicação semanal na qual o Banco Central reúne as projeções de cerca de 100 analistas. As informações são coletadas até a sexta-feira de cada semana e divulgadas na segunda-feira seguinte.

Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as expectativas recuaram de 4,80% para 4,71%. Há um mês, esse número era maior, estava em 4,85%. Para 2018, a previsão é de que o indicador fique em 4,50%. Essa previsão está inalterada há 26 semanas. Já as projeções para os juros, mostram que o mercado espera uma ciclo maior de corte da taxa. Até a edição anterior do Focus, o mercado esperava que esse movimento de redução da Selic levasse a taxa para 9,75% ao ano. Agora, a expectativa está em 9,50%.