Reservação adequada garante água durante interrupção do abastecimento.

 

A distribuição de água é feita dentro de um complexo sistema de abastecimento que está sujeito a interrupções devido a situações inesperadas como rompimento de tubulação ou falta de energia elétrica. O armazenamento ou reservação de água deve ser feito de forma segura para evitar transtornos aos usuários. As caixas de água devem ser pensadas para a residência pelo tamanho da família. Deve ser calculada uma quantidade em média de 150 litros de água, por dia, para atender as necessidades de uma pessoa.

Caso sua residência tenha três pessoas a caixa de água ou cisterna deve armazenar 450 litros no consumo diário. A partir deste cálculo, o proprietário do imóvel pode decidir qual o tamanho da sua caixa de água e para quantos dias irá fazer a reservação. É comum, também, diante da escassez de água que se passa atualmente, haver rodízio de abastecimento e as chamadas manobras operacionais que abastecem uma parte da cidade em um dia e outra parte no dia seguinte. Estas medidas reforçam ainda mais a importância do armazenamento correto de água. Considere também a quantidade de pessoas em trânsito, ou seja, que estão na sua casa com frequência como parentes e amigos no cálculo da caixa de água. Por todas estas razões é importante pensar na capacidade de armazenamento das residências.

O Nordeste brasileiro possui uma peculiaridade em relação a construção das habitações. Uma das primeiras preocupações é a água e a necessidade de armazená-la. Entretanto, há um hábito cultural da adoção de tonéis ou caixas no chão improvisadas que nem sempre estão cobertas. Além disto, o armazenamento incorreto pode prejudicar a qualidade da água que sofre alteração como a evaporação do cloro caso o produto fique exposto ao sol por longos períodos. Esta atitude errada no armazenamento pode ajudar na proliferação do mosquito Aedes Aegypti e prejudicar a saúde de todos.

A caixa de água, instalada corretamente e coberta é aliada em possíveis paralisações dependendo do período de tempo. É possível encontrar modelos de reservatórios de mil litros ao preço em torno de R$ 250. A caixa de água ou cisterna também precisa de limpeza periódica para garantir a boa qualidade da água. Faça a limpeza e a higienização de seis em seis meses.