Pedro Fernandes e Fátima Raquel registram candidatura em pleito da Uern

O professor e reitor Pedro Fernandes e a professora Fátima Raquel realizam nesta quinta-feira, 26, o registro de suas candidaturas a reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), respectivamente. O registro junto à Comissão Eleitoral será às 14h, na sede da Reitoria.

Conforme a Instrução Normativa para o processo de composição da lista tríplice que apontará a escolha da comunidade acadêmica para os cargos de Reitor e Vice-Reitor da Uern, para o quadriênio 2017/2021, a propaganda e demais atividades de campanha das candidaturas serão permitidas do período de 17 de fevereiro a 21 de março. A eleição ocorrerá no dia 23 de março, das 8h às 22h.

Esta será a primeira eleição para a reitoria da Uern em que será adotada a paridade de votos, ou seja, os votos dos três segmentos da universidade: docentes, técnicos e estudantes, terão o mesmo peso. A mudança, defendida por Pedro Fernandes em sua carta proposta na última eleição, foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni/UERN) no ano passado.

Pedro Fernandes é mestre e doutor em Engenharia Elétrica. Foi idealizador do curso de Ciência da Computação e do mestrado em Ciência da Computação na Uern, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Foi coordenador do curso de ciência da computação, chefe Chefe do Departamento de Informática, Diretor de Pós-Graduação e o Pró-reitor de Pesquisa e Graduação. Em 2012, foi eleito reitor da Universidade.

Fátima Raquel, que compõe a chapa da situação no cargo de vice, é professora da Faculdade de Enfermagem e no Mestrado Acadêmico em Saúde e Sociedade. Atualmente, é Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças da Uern, e está à frente do trabalho para a autonomia financeira da Uern, inclusive conseguiu inserir o tema em duas Leis estaduais: o Plano Plurianual, 2016 a 2019, e Plano Estadual de Educação, 2015 a 2025.