Os estudantes que nesta edição do SiSU optarem por Jornalismo ou Publicidade e Propaganda na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vão encontrar dois cursos de cara nova. A partir do semestre 2017.2, os dois deixam de ser habilitações do curso de Comunicação Social, havendo mais autonomia e independência para os estudantes das duas áreas. Publicidade e Propaganda continuará com suas atividades pela manhã. Jornalismo funcionará no período vespertino.

Os projetos pedagógicos dos novos cursos foram aprovados no segundo semestre do ano passado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UERN) e a resolução criando os bacharelados foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

A criação do bacharelado em Jornalismo atende ao previsto na Resolução Nº 1, de 27 de setembro de 2013, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Jornalismo/Bacharelado (http://migre.me/vVFl3). Uma vez decidida a separação para que Jornalismo pudesse atender às novas diretrizes, o Departamento decidiu reformular também os projetos pedagógicos de Publicidade e Propaganda e Radialismo para que também funcionassem como cursos independentes. No caso de Radialismo, o novo projeto ainda se encontra em ajustes finais e ainda não foi submetido ao CONSEPE.

“Os professores se empenharam em estudar bem as mudanças no curso para esta transformação, que segue uma tendência nacional. Iniciamos por Jornalismo e Publicidade e Propaganda, que já serão implantados no semestre 2017.2.

A habilitação em Radialismo também está passando por mudanças. Possivelmente no próximo SiSU já estaremos ofertando vagas não mais em Radialismo, mas no bacharelado em Rádio, TV e Internet, um curso também moderno e antenado com o mercado contemporâneo”, explica o professor Esdras Marchezan, chefe do Departamento de Comunicação Social.

As mudanças propostas nas diretrizes curriculares para o curso de Jornalismo visam fugir do estudo mais geral da Comunicação e se aprofundar nas questões específicas do Jornalismo, mantendo sempre uma relação próxima entre universidade e mercado. Universidades de todo o Brasil estão implantando as modificações propostas nas diretrizes.

“O novo curso de Jornalismo tratará mais a fundo as especificidades da profissão, bem como incluirá o estágio obrigatório estabelecido nas novas diretrizes curriculares da área, aprovadas em 2013 pelo Conselho Nacional de Educação”, explica o professor Ricardo Silveira, que coordenou o trabalho de modernização do projeto pedagógico de Jornalismo.

Fonte: Assessoria