Pedro Fernandes e Fátima Raquel defendem projeto de fortalecimento da Uern.

 

Professores, técnicos e estudantes de diferentes departamentos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) acompanharam o registo de candidatura do reitor Pedro Fernandes, que concorre à reeleição, e a professora Fátima Raquel, para o cargo de vice-reitor da Instituição. O ato ocorreu na tarde desta quinta-feira, 26, na sede reitoria da Universidade.

O reitor Pedro Fernandes informa que sua decisão de se candidatar à reeleição atende um desejo de representantes de vários segmentos da Universidade, que querem dar continuidade ao projeto de desenvolvimento e fortalecimento que vem sendo realizado na Universidade. Para o professor João Batista Xavier, que está na Uern desde 1977, Pedro Fernandes conseguiu muitas conquistas para a Universidade, mesmo em um momento de crise e de dificuldades financeiras.

Hoje, segundo os professores que apoiam este projeto, a Uern vivencia um momento de solidez acadêmica. De acordo com o reitor Pedro Fernandes, atualmente, todos os cursos da Universidade são reconhecidos, os programas de pós-graduação fortalecidos, houve ampliação na assistência estudantil. “Conseguimos desenvolver um processo de fortalecimento da Universidade. Agora, nosso desafio é aproximar ainda mais a comunidade acadêmica da sociedade, fazer com que todo conhecimento produzido não fique restrito aos muros da Universidade, que a Uern possa estar cada vez mais presente na vida da comunidade através de projetos de extensão, atividades de pesquisa e formação de profissionais capacitados”, frisa.

Outra bandeira a ser defendida é a autonomia financeira da Universidade. Neste sentido, a professora Fátima Raquel compondo a equipe vem a fortalecer esta luta. Enquanto Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças da Uern, Fátima Raquel está à frente do trabalho para a autonomia financeira da Uern, e conseguiu inserir o tema em duas Leis estaduais: o Plano Plurianual, 2016 a 2019, e Plano Estadual de Educação, 2015 a 2025. Ela também provocou a elaboração de um documento para atualizar um estudo sobre autonomia da Universidade. Durante o registo de candidatura ao cargo de vice-reitor, Fátima Raquel enfatizou o desejo de contribuir para um projeto que vem dando certo e possibilitando várias melhorias para a comunidade acadêmica.

A eleição para a reitoria da Uern ocorrerá no dia 23 de março, das 8h às 22h. Neste ano, pela primeira vez será adotada a paridade dos votos de docentes, técnicos e estudantes para escolher os gestores da Universidade. “Defendemos a paridade dos votos na Universidade por entender que é Universidade é feita de docentes, técnicos e estudantes. No final do ano passado, a mudança foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) “, diz Pedro Fernandes.

Fonte: Assessoria