No Metrópole Digital, ministro diz que “Brasil pode competir com potências mundiais em tecnologia da informação”.

 

O Instituto Metrópole Digital (IMD) recebeu nesta segunda-feira (30) a visita do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM). A convite do deputado federal Rogério Marinho (PSDB), o democrata veio ao Rio Grande do Norte conhecer as instalações do projeto e o planejamento para a instalação do Parque Tecnológico em Natal.

Mendonça foi recepcionado pelo diretor do IMD, o ex-reitor da UFRN, Ivonildo Rêgo, que lhe apresentou algumas iniciativas realizadas pelo órgão, como o programa de incubadoras de empresas, Inova Metrópole, que contém atualmente cerca de 40 novos negócios prestes a entrar no mercado de trabalho.

Segundo o ministro, o Metrópole Digital contempla uma “área de excelência. Quando se leva em consideração o momento atual da economia mundial, poucas atividades você pode equiparar em termos de nível de desenvolvimento, como é a de Tecnologia da Informação, porque o que se precisa são de cabeças bem preparadas. E essa é uma das poucas áreas que o Brasil pode competir em igualdade de condições com potências mundiais. É uma área de grande potencial”.

 

O Metrópole Digital foi criado pelo deputado federal Rogério Marinho e implantado com sucesso na UFRN em 2011. Desde então, o projeto já recebeu quase R$ 50 milhões devido a atuação do parlamentar no Congresso Nacional. “A presença do ministro no IMD é o reconhecimento de que o Metrópole está consolidado como uma referência no setor para o país. E ainda está apenas no começo, muitas conquistas ainda estão por vir nesta que é a área do mercado de trabalho que mais cresce no mundo”, disse Rogério.

Diretor do IMD, Ivonildo Rego agradeceu ao apoio recebido pelo MEC, a parceria do deputado Rogério Marinho e, também, ao reconhecimento da bancada federal potiguar. O ex-reitor da UFRN revelou que mais R$ 4 milhões foram liberados recentemente pelo Ministério para o Metrópole. Os recursos servirão para ampliar a sede do Instituto, já tendo como objetivo suportar o futuro Parque Tecnológico.

Também estiveram presentes na visita ao Metrópole Digital o vice-governador Fábio Dantas (PCdoB), o senador José Agripino Maia (DEM), os deputados federais Felipe Maia (DEM) e Antonio Jácome (PTN), o deputado estadual Getúlio Rego (DEM), o presidente da Federação dos Municípios do RN, Benes Leocádio – que liderou na oportunidade uma comitiva de prefeitos -, e a reitora da UFRN, Ângela Paiva.

Antes de conhecer o Metrópole Digital, a comitiva do ministro esteve na Maternidade Escola Januário Cicco, onde foi inaugurada a ampliação da UTI neonatal. Depois, o grupo conheceu as instalações do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam), também na UFRN. Também no IMD, o ministro se reuniu com os prefeitos integrantes da Femurn para debater a polêmica devolução de recursos do Fundeb. O encontro também foi articulado pelo deputado Rogério Marinho.

Fonte: Assessoria