O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Pedro Fernandes Ribeiro Neto aproveitou a presença do ministro da educação Mendonça Filho em Natal para cobrar a liberação de recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Ensino Superior Estaduais (PNAEST).

Na oportunidade o reitor entregou ao ministro um ofício em que mostra a UERN tendo direito a R$ 2.250.000,00 por ter comprometido 100% das 2.216 vagas da instituição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2016. Com as vagas disponibilizadas em 2017 os valores saltaram para R$ 6,540.000,00.

Em outro trecho o documento explica que graças ao sistema de cotas da UERN 75% dos alunos da universidade estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica o que reforça a necessidade do envio dos recursos para a assistência estudantil. “A UERN cumpre um papel importante ao ofertar cursos de graduação em todas as regiões do Rio Grande do Norte e precisa desses recursos”, explicou o reitor.

O ministro ao receber o documento disse que a questão seria analisada com a devida atenção tendo em vista que a UERN tem o direito a receber os recursos cobrados.