A capacitação de servidores legislativos é meta imperiosa da Escola da Assembleia que, desde 2015, vem passando por uma séria de mudanças que fizeram da instituição referência entre as escolas legislativas de todo o país. Exemplos dessa inovação, são os cursos de doutorado e mestrado em desenvolvimento pela Escola.

Formalizado no final do ano passado por meio de convênio com a Universidade de Lisboa, em Portugal, o doutorado terá como foco principal cursos em Administração Pública e Ciência Políticas. A previsão da Escola da Assembleia é realizar o processo seletivo e início das aulas ainda em 2017. A iniciativa do Legislativo Potiguar é pioneira dentre as escolas legislativas do Brasil.

O início das novas turmas de mestrado em Gestão Pública e Gestão Documental também é meta da Escola da Assembleia para este ano. Os cursos são promovidos em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em outra iniciativa inédita.

De acordo com o coordenador da Escola da Assembleia, Carlos Russo, a instituição irá fortalecer ainda a área de pesquisa legislativa em 2017. “Tornar a Escola da Assembleia em referência como fomentadora de pesquisas legislativas é outra meta que estabelecemos para esse ano letivo. Para isso, pretendemos lançar um livro reunindo artigos acadêmicos nessa área e ainda a promoção de um congresso internacional sobre pesquisa legislativa”, afirma ele.