O trabalho pela criação de mais um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia tem sido bandeira dos mandatos da Deputada Estadual Larissa Rosado (PSB). Ainda em 2013, a parlamentar discutiu em audiência pública a importância dos Institutos para o Estado, além de pleitear, por meio de requerimento, a instalação de mais um Campus para a cidade de Mossoró. Em Brasília, ao lado da Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), Larissa visitou nesta quinta-feira, 09, o Ministério da Educação, em audiência solicitada pelo Deputado Federal Beto Rosado (PP), para reforçar o pedido e destacar a importância de mais um Campus do IFRN para a cidade, que deverá estar localizado na Zona Norte do município.

O ministro, após a reunião, afirmou reconhecer a importância de Mossoró e de mais um IFRN para a cidade, assim como assegurou o compromisso de analisar as propostas solicitadas. No que se refere ao município, a prefeita Rosalba Ciarlini se colocou à disposição para fazer a parceria.

Segundo a Deputada, a Zona Norte de Mossoró é onde ficam os bairros mais populosos e com maior número de imóveis, os bairros Santo Antônio e Abolições e também onde vivem as camadas mais carentes e com maior índice de criminalidade e violência do município: Barrocas, Paredões, Bom Jardim, Boa Vista, Belo Horizonte, Alto da Conceição e outros. “A maioria da população e os moradores mais pobres são os mais distantes do campus do IFRN de Mossoró. Além disso, as condições geográficas e o crescimento da cidade são fatores que também dificultam o acesso ao Campus-Mossoró”, salienta.

Para Larissa, a criação do Campus-Zona Norte poderá melhorar a qualidade de vida de jovens que vivem em áreas de baixo IDH e de alta violência, oferecendo educação profissional pública, gratuita e, principalmente, de qualidade.

UERN

Larissa aproveitou a visita para cobrar do ministro da Educação o lançamento de edital do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de educação superior públicas estaduais – PNAEST. O edital prevê a destinação de recursos para as universidades estaduais que ofertam vagas via ENEM/SISU, contemplando diretamente a UERN com montante de aproximadamente R$ 1,5 (um milhão e quinhentos mil reais) a serem investidos obrigatoriamente em assistência estudantil. “Já havia pedido ao Ministro na ocasião de um encontro na Maternidade Januário Cicco que fosse lançado o edital, pois só assim a UERN poderá receber os recursos vindos da oferta de vagas para o ENEM/SISU” lembra a Deputada.

Fonte: Assessoria