Aberta no dia 19 de janeiro, o prazo da consulta pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep) para até o próximo dia 17. Feita pela internet, a consulta estava planejada para terminar nesta sexta-feira (10). Qualquer pessoa interessada pode participar da pesquisa.

Foram enviados pelo Inep e-mails convidando os 6,1 milhões de participantes do Enem 2016 para realizarem a consulta e opinarem sobre os aspectos que podem ser mudados no exame. Até o final da manhã desta quinta (9), 414 mil pessoas participaram da consulta pública.

A partir das respostas da consulta, o Ministério da Educação (MEC) poderá modificar o exame já na edição deste ano. Uma das mudanças questionadas na pesquisa poderá alterar a aplicação das provas para apenas um dia. A prova seria menor, com apenas 100 questões, 80 a menos do que nas regras de hoje, em que o exame é aplicado em dois dias.

Consulta pública

Na consulta, disponível na internet, há quatro questões sobre o Enem. Em uma delas a pessoa define o formato, de um ou dois dias. Sendo possível sugerir se as provas devem ser aplicadas em dois domingos ou mesmo em um domingo e uma segunda-feira, que seria feriado escolar, no caso de dois dias. Outras questões são livres para que a pessoa dê as próprias sugestões e a última pergunta é sobre a realização do Enem por computador. (Metro 1