Caixas coletoras de esgoto devem ficar visíveis para manutenção da Caern.

 

As caixas de esgoto que existem nas calçadas dos imóveis são equipamentos necessários ao sistema de esgotamento sanitário. Algumas pessoas, inadvertidamente, ao mudarem o piso das calçadas acabam por passar revestimento em cima da caixa. Esta medida errada prejudica todo o sistema de esgotamento porque a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) fica impedida de fazer a manutenção do sistema.

Em locais aonde a caixa coletora de esgoto fica nos fundos ou na lateral da residência e o proprietário resolve construir novo cômodo na casa também ocorre. Este problema é ainda mais difícil de ser resolvido. Pois a equipe tem que ter a autorização do proprietário para entrar na residência e ainda quebrar o piso para encontrar a tampa.

Em Mossoró, no Centro da cidade, vazamentos de esgoto muitas vezes não podem ser reparados porque é impossível a equipe utilizar as caixas para manutenção. Em alguns casos, a Caern conversa com o proprietário do imóvel e eles ficam responsáveis por fazer a escavação e deixar a caixa disponível para o serviço. Recentemente, houve um problema na Coronel Gurgel no Centro e a Caern conseguiu que o proprietário retirasse a cobertura da caixa.

As caixas de esgoto apresentam formatos variados, podem ser quadradas ou redondas e o tamanho é proporcional ao volume de esgoto coletado. Elas normalmente são de concreto e há situações em que possuem puxadores em ferro. Em caso de reforma ou restauração de calçadas devem ser observadas a altura da tampa da caixa. Em caso de dúvida sobre as instalações sanitárias, o usuário pode procurar na Internet a NBR 8160 da Associação Brasileira de Normas Técnicas que trata do projeto e execução dos sistemas prediais de esgoto sanitário.

É importante também zelar pela tampa da caixa para evitar entrar metralha ou material que provoque entupimento da rede de esgoto. Caso ocorra danos nas tampas da calçada é preciso acionar a Caern para a troca.

Nos casos do chamado esgoto condominial, que as caixas estão nas laterais das casas e quintais, a responsabilidade é do proprietário. Nos bairros Vingt Rosado e Santa Delmira, por exemplo, é comum as pessoas construírem até cômodos em cima da caixa. Isto gera um transtorno difícil de ser resolvido. Em Mossoró, os serviços relacionados ao esgoto estão dentro do cronograma. A solicitação feita ao 115, telefone de atendimento da Caern na cidade, é resolvida no mesmo dia. O serviço só não é resolvido se houver interferências como a dificuldade de acesso às caixas coletoras, por exemplo.

Fonte: Assessoria