Começou às 00h de sexta-feira (24) e segue até a meia-noite de quarta-feira (01), a Operação Carnaval realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com objetivo de contribuir para a redução da violência nas rodovias. Foram reforçadas as ações integradas de fiscalização, educação para o trânsito e combate ao crime.

A PRF vai intensificar a fiscalização das infrações mais graves, com o intuito de coibir os comportamentos de risco, que podem resultar em acidentes com feridos e vítimas fatais. Os fatores de risco são alcoolemia ao volante, o excesso de velocidade, as ultrapassagens indevidas e o uso irregular de motocicletas.

Nas abordagens também será verificada a regularidade da documentação e os equipamentos de uso obrigatório, como cinto de segurança, o capacete e o dispositivo de acomodação e retenção de crianças. O combate à mistura de volante e álcool será uma das prioridades nas fiscalizações, levando em consideração que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta no período carnavalesco.