Carnaval é sinônimo de excesso em quase todos os sentidos e a bebida alcoólica é um deles. Quem gosta da folia muitas vezes perde as estribeiras e acaba bebendo além do que o corpo aguenta. O resultado, no dia seguinte, costuma ser a nada agradável ressaca. Para que a Quarta-feira de Cinzas não seja um dia ainda mais difícil, é importante tomar algumas atitudes antes, durante e depois da bebedeira. Confira o que fazer para afastar a ressaca e pular sem sofrer.

1. Beba água
De acordo com a coordenadora do Curso de Gastronomia do IBMR, Ana Maria Gonçalves, a hidratação é muito importante para evitar o desconforto da ressaca. Por isso, vale a pena intercalar álcool e água (um gole da bebida para dois de água) durante toda a festa.

2. Consuma alimentos com gengibre
Sucos e outros alimentos com gengibre são também boas opções para combater a ressaca, segundo Ana Maria, já que a planta tem ação anti-inflamatória no sistema digestivo e combate a náusea.

3.Coma ovo
O ovo de galinha é um aliado na prevenção e na cura dos sintomas provocados pelo excesso de álcool. O ovo possui substâncias que ajudam a reverter a intoxicação do organismo pela bebida. Um ovo cozido antes e outro depois da bebedeira seria o ideal para evitar o problema. Segundo Ana Maria, a única restrição é em relação ao ovo cru, que pode ser prejudicial à saúde e deve ser evitado.

4.Coma atum em lata com azeite de oliva
Segundo a nutricionista Ana Maria, o atum, se combinado com azeite de oliva, reduz o ritmo de absorção do álcool pelo corpo. É ainda um peixe rico em ômega 3, em proteínas pouco gordurosa e em vitaminas e minerais (ferro, magnésio, fósforo, selênio, e vitaminas do complexo B).

5.Consuma muitas frutas e vegetais
A nutricionista Sonja Salles, frutommelier da marca Greenday, também indica o consumo de frutas para combater o mal-estar. O cardápio deve ter, pelo menos, 3 frutas por dia (uma pela manhã, outra na sobremesa e a última antes de dormir) e 2 tipos de vegetal (um no almoço e outro no jantar).

6.Se não tiver fruta, beba suco
Suco 100% integral pode ser uma boa opção às frutas.  Uma caixinha individual pode ser considerada uma porção de fruta, segundo Sonja, já que suas substâncias antioxidantes estão ativas, devido ao processo de pasteurização.

7.Evite frituras, alimentos processados e refrigerantes
Quando se está de ressaca, tudo que o corpo precisa é de uma alimentação leve, para facilitar a desintoxicação. Por isso, a nutricionista Sonja Salles afirma que frituras, alimentos embutidos e processados, e refrigerantes devem ser cortados do cardápio temporariamente.

8.Prefira alimentos integrais
Sonja também indica o consumo de alimentos integrais para que o organismo tenha mais energia para se recuperar. Além disso, grãos integrais podem ajudar na desintoxicação, por serem ricos em vitamina B e ácidos essenciais.