Lançamento da Campanha da Fraternidade bate recorde de público no Parque da Cidade.

 

Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte foi o palco, neste domingo, do lançamento da Campanha da Fraternidade 2017, promovido pela Arquidiocese de Natal junto às paróquias da capital potiguar e grande Natal que formam o Vicariato Urbano. O evento iniciou-se às 14:30h, conforme o previsto, com acolhida das caravanas, apresentações teatrais, leituras bíblicas que levam à reflexão do tema, a preservação dos biomas e cujo lema é “Cultivar e guardar a Criação” e foi encerrado com a missa celebrada pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha.

Na homilia, Dom Jaime alertou para o desleixo das pessoas que jogam lixo na rua, logo depois que o caminhão de coleta passa ou pela janela do carro e, além de correr risco de provocar acidentes, acabam entupindo bueiros e afetando a natureza. “Quando vou nas estradas e vejo alguém no carro, na minha frente, tomar uma lata de refrigerante ou de cerveja e jogar a latinha pela janela do carro, irresponsavelmente, causando até um acidente grave com quem vem atrás, porque pode bater no para-brisa do que vem atrás”, observou o arcebispo. Para ele, a falta de educação causa tristeza, mas não podemos perder a esperança de um Brasil melhor. “O mais triste é você perceber que nós estamos ainda na estaca zero em termos de educação. Do povo, da comunidade, zelar pelo meio ambiente. Aí, a esperança de um Brasil melhor, de um povo mais civilizado e educado, desce dez pontos na escala da minha esperança. Mas, não podemos perder a esperança, temos que lutar para que possamos vencer, vencer! Então, vem aí o saneamento básico de Natal e se nós não tivermos essa educação, as galerias vão continuar entupidos, os acessos vão continuar inacessíveis por falta de drenagem, porque o lixo está atrapalhando”. E conclamou todos a lutar e ter consciência de que somos responsáveis pelas doenças causadas pela proliferação do lixo descartado em qualquer lugar, de forma errada. “Quando o carro do lixo passa, parece que a pessoa faz de propósito. Passou o carro, ele vai e joga o lixo na mesma hora, no mesmo lugar. Que espírito de urubu!! Vamos ajudar a ter uma vida melhor, com menos mosquitos, menos dengue, menos chicungunya, menos essas mazelas que vem porque nós somos um povo relapso, irresponsáveis”, conclamou o arcebispo metropolitano, dando continuidade à celebração eucarística

Foi o maior público já recebido pelo Parque da Cidade em um único evento desde a sua inauguração. Em torno de 6 mil pessoas participaram do lançamento e lotaram todas as dependências do Parque da Cidade. O hall de visitantes, a biblioteca, a sala de exposição dos animais, a torre panorâmica e a Praça de Eventos onde foram montados o palco principal e tendas nas laterais abrigaram os fiéis que tentavam aplacar um pouco a incidência do sol da tarde de domingo. “Batemos recorde de público e estamos felizes que tudo tenha dado certo e os organizadores e visitantes tenham saído satisfeitos com o serviço oferecido”, comemorou o gestor do Parque, Carlos da Hora.

Fonte: Assessoria