A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) aguarda a conclusão da obra da Adutora Emergencial de Caicó, que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), do Governo Federal, para programar a parada nos sistemas adutores Manoel Torres e Serra de Santana. A paralisação do sistema vai permitir que a construtora contratada faça a interligação da adutora aos dois sistemas.

Ainda se encontra em execução pelo DNOCS a instalação dos equipamentos nas duas unidades de bombeamento (booster). Toda a execução do empreendimento está sendo realizado pelo DNOCS, tendo a CAERN disponibilizado pessoal técnico para acompanhamento da obra.

A operação da adutora pela CAERN ocorrerá depois que o sistema adutor esteja totalmente concluído e testado, quando então deverá ser formalizado o compromisso para a operação e manutenção da adutora pela companhia, através de termo de recebimento da obra ou convênio.

Antes disso, a CAERN deve continuar junto ao DNOCS e a construtora executora da obra (Certa Engenharia), colaborando no que for necessário, principalmente durante a fase de pré-operação da adutora, cujo início depende exclusivamente da conclusão dos serviços pelo DNOCS. Com o sistema testado e funcionando, o empreendimento passará a integrar o sistema de abastecimento de água operado pela companhia na região Seridó, reforçado com a nova adutora.