Pedro Fernandes: vamos aprovar definitivamente a autonomia financeira

Durante debate entre os candidatos a reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizado nesta terça-feira, 7, no campus de Patu, o reitor Pedro Fernandes, candidato à reeleição, enfatizou o trabalho da gestão em busca da autonomia financeira da instituição. Pedro Fernandes lembra que a autonomia financeira é um desejo antigo da comunidade acadêmica, mas foi nesta gestão que o debate saiu dos muros da Universidade e hoje a proposta de autonomia tem respaldo em duas leis estaduais.

“Conseguimos incluir no Plano Plurianual (PPA) e no Plano Estadual de Educação metas para a implantação da autonomia financeira da Universidade”, informa Pedro Fernandes, destacando que a luta agora é fazer com que essa proposta de autonomia seja aprovada em lei.

O reitor explica que hoje a Universidade possui autonomia de gestão, porém não tem autonomia financeira. “A autonomia possibilitará que a universidade receba o financeiro em forma de duodécimo. Essa mudança facilitará o trabalho de planejamento e investimento na comunidade acadêmica”, frisa Pedro Fernandes.

E complementa: “Fomos atrás da autonomia e vamos aprová-la definitivamente. E temos a certeza de que a gente conseguiu avançar muito sem a autonomia, e com a autonomia a gente vai poder avançar muito mais”, finaliza.