Diplomata João Almino é eleito para a vaga de Ivo Pitanguy na ABL.

João Almino tem 66 anos e nasceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Além de romances, ele é autor de obras de história e filosofia política.O diplomata João Almino é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras.Ele foi eleito nesta quarta-feira (8), por unanimidade, para a cadeira de número 22, vaga do médico Ivo Pitanguy, morto em agosto do ano passado.

Votaram 23 Acadêmicos presentes e 10 por cartas.Além de Pitanguy, os ocupantes anteriores da cadeira 22 foram: Medeiros e Albuquerque (fundador) – que escolheu como patrono José Bonifácio, o Moço –, Miguel Osório de Almeida e Luís Viana Filho.

João Almino tem 66 e nasceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte, em 1950. Além de romances, ele é autor de obras de história e filosofia política.

O autor é conhecido sobretudo pelos seguintes seis romances, aclamados pela crítica e cujas histórias se passam em Brasília: Ideias para onde passar o fim do mundo; Samba-Enredo; As cinco estações do amor; O livro das emoções; Cidade Livre e Enigmas da Primavera.Todos esses livros, à exceção do segundo, receberam prêmios ou foram finalistas de prêmios literários.

Entre os prêmios recebidos, incluem-se o Casa de las Américas 2003 (para As Cinco Estações do Amor) e o Zaffari & Bourbon 2011 (para Cidade Livre, que também foi finalista do Jabuti e do Portugal-Telecom).Parte da obra de ficção está traduzida para o inglês, o francês, o espanhol, o italiano e outras línguas. Almino também autor de livros de ensaios de filosofia política ou de história, considerados referência para os estudiosos da democracia e do autoritarismo: Os democratas autoritários, Era uma vez uma constituinte, A Idade do Presente, O Segredo e a Informação e Naturezas Mortas. Entre os ensaios literários incluem-se: Balanço Poético: Brasil-Estados Unidos; Escrita em Contraponto e O Diabrete Angélico e o Pavão.

Via G1