Inflação sobe 0,33% em fevereiro; resultado é o menor para o mês desde 2000.

O processo de arrefecimento da inflação continua. Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) cravou em 0,33%, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (10/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o menor resultado para o mês desde 2000. O desempenho registrado ficou abaixo, inclusive, da mediana das expectativas do mercado, que esperava por uma alta de 0,43%, segundo a divulgação do último boletim Focus.

Com o resultado, a inflação no acumulado em 12 meses encerrados em fevereiro cravou em 4,76%, variação que, para analistas, confirma as expectativas de que o IPCA atingirá o central da meta estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4,5%, até maio.

A pequena variação no mês foi provocada, sobretudo, pela queda de preços de alimentos e bebidas. Em fevereiro, essa classe de despesas registrou deflação de 0,45%. O desempenho é o menor para o mês desde 2006. O movimento foi puxado pelo recuo de custos em vários produtos que compõem o cardápio diário do brasileiro, como o feijão carioca (-14,22%), o feijão preto (-9,22%), a batata inglesa (-5,06%), e o frango inteiro (-3,83%).

O grupo de educação foi o que mais pressionou a inflação no mês e impediu que o resultado fosse ainda mais baixo. Em fevereiro, os custos médios nessa categoria de despesas subiram 5,04%, puxados pelos gastos com cursos regulares, que subiram 6,99%. No entanto, mesmo o avanço de gastos do grupo é o menor para o mês desde 2010.