Governo dialoga com ONU para realizar ações voltadas para mulheres e jovens.

 

O governador Robinson Faria se reuniu na manhã desta quinta-feira (16) com representantes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a agência de desenvolvimento internacional da ONU. O encontro, intermediado pelo deputado federal, Rafael Motta, teve como objetivo tratar de uma parceria entre a UNFPA e o Governo do Estado para realizar ações voltadas para mulheres e jovens. A ONU apresentou exemplos de projetos desenvolvidos nos estados da Bahia e do Maranhão, que poderão ser executados também no Rio Grande do Norte.

Até amanhã, a missão da ONU estará visitando e conhecendo projetos em Natal e ao final, será produzido um relatório com dados e informações sobre essas áreas de estudo. Um plano de ações e programas será construído e executado juntamente com o governo.

“Nosso estado está de portas abertas para parcerias que tragam melhorias para a população. As secretarias fornecerão os dados solicitados pela ONU e esperamos que em breve, possamos trabalhar em cooperação e desenvolver ações que atenderão jovens, mulheres e crianças do Rio Grande do Norte”, afirmou o governador.

Robinson explicou ainda a comitiva, que o governo vem realizando ações nos últimos dois anos que beneficiam esse público. “Criamos a secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, além de programas da Secretaria de Assistência Social, como o Programa do Leite e Restaurantes Populares. Com essas e outras ações, nosso governo mostra que se preocupa com a valorização e inclusão da mulher e jovens no desenvolvimento social do estado”, contou.

O representante no Brasil do UNFPA, Jaime Nadal, disse que entre os temas que serão prioridades nas ações aqui no Estado estão “a saúde da mulher, a produtividade na juventude e políticas públicas relacionadas ao crescimento demográfico”. Ele ainda acrescentou que novas reuniões serão realizadas para discutir o cronograma de trabalho.

 O deputado federal, Rafael Motta trouxe a comitiva ao RN após visitar programas executados pela UNFPA em outros estados. “Após ver bons exemplos, sugeri a vinda da equipe para propor ações e manter uma cooperação técnica com o governo”, explicou o parlamentar. Acompanharam também a reunião as secretárias do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Julianne Faria; da Comunicação, Juliska Azevedo e a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha.

Fonte: Assessoria