A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Proec Ufersa – iniciou nesta terça, 21, o Fórum de Extensão da Ufersa. A abertura aconteceu no próprio auditório da Pró-Reitoria. Pela programação, as ações devem acontecer nos 4 campi da Universidade e têm o objetivo de discutir o papel da extensão enquanto elo intercambial entre universidade e sociedade.

Na abertura, participaram o Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, os Pró-Reitores de Extensão, Rodrigo Sérgio Moura e Sueldes Araújo, o Pró-Reitor de Graduação, Rodrigo Codes, e a professora Gilmara Elke Dutra, Coordenadora de Extensão da Ufersa Caraúbas.

Na presença de alguns coordenadores de curso, as autoridades falaram da importância da Extensão no contexto universitário. Extensão que muitas vezes é deixada em segundo plano como algo supérfluo, mas que agora precisa ser ampliada no meio acadêmico. É com esse planejamento que o Fórum está sendo realizado. O tema “Extensão Universitária e Sociedade: um intercâmbio possível” discute a necessidade de levar a extensão às comunidades de forma que todos saiam ganhando, tanto a comunidade interna como a externa.

Segundo a Proec, o Fórum torna-se relevante em razão da Ufersa ser uma instituição jovem e receber muitos professore(a)s jovens, muitas vezes, com pouca experiência na docência universitária e, consequentemente, pouca ou nenhuma vivência com atividades de extensão. Ainda de acordo com a Pró-Reitoria, o Fórum será estruturado com palestra inicial, na parte da manhã, em cada campus, seguido de debate para subsidiar a reunião de trabalho com os professore(a)s de cada unidade acadêmica. Em Mossoró, a abertura contou com a palestra da Superintende Acadêmica de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ana Inês Sousa, que mostrou um pouco do trabalho desenvolvido nesta área na maior universidade do país. Depois de Mossoró, o Fórum segue nesta quarta para Caraúbas, na quinta para Pau dos Ferros e, no dia 06 de abril, as ações chegam a Angicos.