A importância de trabalhar integrado é destaque em seminário da Semana da Água.

Trabalhar de maneira integrada no enfrentamento da seca foi o ponto mais destacado entrE os palestrantes do painel 3 “Ações de Adaptação e Mitigação aos efeitos da seca e perspectivas para o RN”, no segundo dia de Seminário Técnico da Semana da Água, realizado na manhã desta quinta (23), na Escola de Governo.

Quem abriu o ciclo foi Josivan Cardoso, diretor presidente do Igarn, que ressaltou a importância do monitoramento das bacias, e que é preciso entender o uso da água pelo “outro”. “O uso da água é importante para quem usa. O que para nós pode ser um uso bobo, para o outro é essencial, como lavar o carro. É preciso entender a realidade de cada um. É dentro do problema que encontramos a solução para a crise hídrica, precisamos enfrenta-la”, disse.

Ele apresentou dados de crescimento no número de outorgas dadas pelo Igarn para uso de recursos hídricos no Estado (entre 2015 e 2016 fora mais de três mil licenças) e lembrou a importância da aprovação da lei nº 569, que dispõe sobre as infrações e a aplicação de  penalidades dentro da Política Estadual de  Recursos Hídricos no RN.

O secretário da Semarh, Ivan Lopes, mostrou o trabalho de convivência com a seca que vem sendo realizado, e defendeu que a garantia hídrica é importante para o presente e para o futuro, no sentido de deixar o Estado competitivo na economia, e poder atrair investimentos. Nesse ponto, ele deu como exemplo a obra de transposição do Rio São Francisco.

“Estamos preparados para os investimentos do Governo Federal, e cobrando a realização das obras que faltam para receber a água da transposição. Temos argumentos suficientes para que isso seja feito de forma emergencial”, e lembrou que a água não chegou no RN ainda por uma questão geográfica, já que o curso passa primeiro pela Paraíba. “O uso consciente da água deve ser permanente, seja em momentos de crise ou de conforto de disponibilidade hídrica”.

Em seguida, Elizeu Dantas da Defesa Civil do RN,  apresentou o Plano Emergencial de Segurança Hídrica, seguido de Geny Formiga, Diretora de Empreendimentos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que apresentou os programas sociais e obras em execução pela empresa em todo o Rio Grande do Norte, destacando o papel da criança como multiplicador do uso correto da água.

“A criança, quando educada (na consciência ambiental), ensina o adulto mal-educado, puxa a orelha quando o vê desperdiçando água”. Ela completou a fala ressaltando que as medidas de combate à crise dão a expectativa de minimizar os prejuízos causados pela estiagem. O painel foi finalizado com apresentações de Gilmar Bristot (Emparn) e Maira Leiliane, secretária adjunta da Sethas. Em sua apresentação, ela mostrou que a Segurança Alimentar está diretamente ligada à disponibilidade hídrica.

O quarto e último painel foi realizado na tarde desta quinta, com o tema “Visão dos Comitês de Bacias Hidrográficas e das instituições de ensino e pesquisa sobre a Seca no RN”, com presença de representantes e especialistas da UERN, UFRN e IFRN. O painel contou com a presença de Magda Maria Guilhermino( UFRN), José Procópio Lucena (Presidente do Fórum de Comitê de Bacias Hidrográficas), Ramiro Camacho ( UERN) e Jean Leite Tavares ( IFRN).

Fonte:Ellen Rodrigues – ACS Caern