Alunos de Medicina têm desempenho superior à média nacional na ANASEM 2016.

A Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN) comemora mais um resultado de avaliação positiva. Os estudantes do curso de Medicina tiveram um desempenho superior à média nacional na primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (ANASEM), realizada em 2016. Com 94,5% dos estudantes com proficiência adequada, com a média de 100,4 (acima da média nacional, que é de 100,0).

Conforme o professor Cléber Mesquita, chefe do Departamento de Ciências Biomédicas, participaram da avaliação 66 estudantes do segundo ano do curso. “O nosso curso foi muito bem avaliado pela ANASEM 2016. Parabéns aos alunos participantes, a FACS, a UERN e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para estes resultados”, afirmou Cléber Mesquita.

O resultado da ANASEM foi recebido com muita alegria pelos docentes do curso. “Entendemos que este resultado não serve para ‘rankear’ as escolas médicas, mas sim como uma autoavaliação do desempenho do aluno e do curso. Os professores entendem ainda que nossos alunos podem melhorar e sabemos como. Mesmo assim, ouvimos depoimentos eufóricos, tais como: – Que bacana! Tenho orgulho destes meninos”, afirmou a professora Andréa Taborda.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), a ANASEM conseguiu mobilizar todas as escolas brasileiras de educação médica e seus resultados abarcam a avaliação de 91% dessas instituições, totalizando 233 cursos e 22.086 estudantes matriculados no segundo ano.

Baseada na teoria da resposta ao item (TRI), a ANASEM envolveu as áreas que compõem o processo de formação do estudante ao longo do curso de graduação em Medicina. As medidas de proficiência são construídas a partir de conjuntos de habilidades, correspondentes às etapas intermediárias do perfil profissional, que permitem avaliar o valor agregado ao longo da formação de cada estudante de maneira seriada.

OBJETIVOS – Instituída pela Portaria MEC nº 982, de 25 de agosto de 2016, a ANASEM tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em Medicina, do segundo, quarto e sexto anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. A segunda edição da ANASEM acontecerá no dia 18 de outubro deste ano e será aplicada para os estudantes matriculados no segundo ano dos cursos de Medicina.

Fonte: Assessoria