Via O Tempo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nessa sexta-feira (dia 7) que está ansioso para prestar depoimento ao juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba, no dia 3 de maio, no processo em que o petista responde por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro. “Estou ansioso para esse depoimento porque é a primeira oportunidade que eu vou ter de poder saber qual é a acusação que eles têm contra mim e qual é a prova que eles têm contra mim”, disse Lula em entrevista à rádio O Povo CBN, de Fortaleza.

Lula disse estar muito tranquilo sobre o depoimento. “Quero saber prova efetiva que (eles) têm. Prova significa documento, significa coisa escrita, significa conta bancária, significa um monte de coisa”, afirmou. O processo em que Lula será ouvido é relacionado ao episódio do triplex no Guarujá, litoral de São Paulo, em que o ex-presidente é acusado de ter recebido vantagens indevidas da empreiteira OAS.

CONDENAR ANTES – Questionado sobre o processo, o ex-presidente disse que tem ficado quieto, mas que irá apresentar defesa. Lula chegou a dizer que Moro “cumpre um papel importante na história do país”, mas criticou os meios de comunicação e afirmou que há um pacto da força-tarefa da Lava Jato com a imprensa para condenar a pessoa previamente antes de ter as provas: “Cometeram um equívoco em tentar me tratar dessa maneira. Eu vou me defender”.

Em março, ele depôs à Justiça Federal em Brasília após ter sido citado em delação do ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS). Na ocasião, ele se disse vítima de “quase que um massacre”.

CASSAÇÃO DE DILMA – Além de falar sobre o depoimento que dará a Moro, Lula comentou a ação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a chapa Dilma-Temer. O processo pode deixar a ex-presidente Dilma Rousseff inelegível. “Tentar cassar a Dilma, que já foi cassada, é no mínimo uma certa confusão política desnecessária no Brasil. A desgraça que tinha que ser feita com a Dilma já fizeram”, disse, citando o processo de impeachment que ela sofreu.

Quanto ao juiz Sergio Moro, o magistrado estará em Brasília em 19 de abril, Dia do Exército, quando será condecorado com a medalha da Ordem do Mérito Militar. Em 2016, ele recebeu a Medalha do Pacificador.