Programa de Extensão da Ufersa irá doar 600 livros infantis para escolas municipais de Mossoró.

Na próxima terça, dia 18, a Ufersa irá comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil com o lançamento da obra “Victor no Reino das Hortaliças”. O livro é fruto de um Programa de Extensão da Ufersa “Hortas para o Ensino Fundamental” com autoria e ilustração dos servidores técnicos administrativos da Universidade, Giorgio Mendes Ribeiro – (Coordenador do Programa Hortas para o Ensino Fundamental) e Carmem Tassiany Alves de Lima (servidora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Proae).

O programa vem sendo desenvolvido pela Ufersa através de edital interno que permitiu a viabilização da proposta e que vem transformando as vidas de crianças das escolas de Mossoró. O programa já produziu um outro livro ” Hortas para O Ensino Fundamental” que ensina as escolas como implantarem suas hortas.

A obra conta a historia de um garoto típico da cidade atrelado ás novas tecnologias e que não conhecia a vida no campo. Seus pais resolvem, então, levar o garoto para umas ferias num sitio de um amigo, Seu João. Chegando ao sítio, o garoto se encanta com o cultivo de uma horta e começa a perceber a importância de se obter alimentos saudáveis e a compreender melhor o meio ambiente que o cerca. O livro foi escrito em forma de poesia e trabalha de modo lúdico e educativo as questões sobre a produção de alimentos saudáveis e educação ambiental, enfocando os principais conceitos aplicados no cultivo de uma horta valorizando a cultura do campo.

Além do lançamento, cerca de 600 livros serão doados a Secretaria de Educação de Mossoró para serem entregues nas unidades educacionais infantis. Os títulos ficarão disponíveis nas bibliotecas de cada unidade educacional. O livro poderá ser utilizado pelos professores como material paradidático na disciplina de Português, por exemplo, tendo em vista que foi escrito em forma de cordel.

Segundo o Coordenador do Programa, a ideia da doação para as escolas municipais deve-se ao fato dos alunos, em sua maioria, serem estudantes de baixa renda e de não terem acesso à leitura. O lançamento será na próxima terça, a partir das 8h30, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa.