Ipem/RN aprova produtos vistoriados na Operação Páscoa.

 

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN) realizou durante o mês de março a Operação Especial Páscoa, com o objetivo verificar o peso dos ovos de chocolate vendidos no comércio e a presença do selo de identificação da conformidade do Inmetro nos brinquedos oferecidos como brinde no doce.

No total, 15 estabelecimentos foram visitados em Natal para a conferência dos requisitos que apontam a segurança dos brinquedos vendidos junto aos ovos de chocolate, com 467 produtos fiscalizados, sem qualquer registro de irregularidade. O mesmo ocorreu com relação ao peso dos doces. Dos 453 ovos coletados em Natal e Mossoró para exame em laboratório, nenhuma unidade apresentou erro.

“O número de infrações vem caindo a cada ano, já que fabricantes têm buscado se adequar às normas estabelecidas pelo Inmetro. O consumidor precisa ter a certeza que está pagando o valor correto da pesagem”, explica o diretor do Ipem/RN, Cyrus Benavides. Em 2016 foram verificados, no âmbito da Qualidade (presença do selo do Inmetro nos doces com brinquedo), um total de 230 ovos, sem reprovações. Enquanto no âmbito do Pré-Medidos, que verificou se o peso dos ovos estava em conformidade com o anunciado na embalagem, foram coletados e examinados em laboratório 113 ovos de páscoa, nenhuma unidade apresentou erro.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Além do selo do Inmetro no brinquedo, todo ovo de Páscoa que oferece o brinde deve trazer em sua embalagem o texto: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.Em caso de irregularidade, o consumidor pode denunciar ao Ipem/RN através do e-mail ouvidoria-ipem@rn.gov.br ou ainda pelo (84) 98147-9433.